Diagnóstico, resultado e intervenção de enfermagem no paciente com cateter para hemodiálise

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar a ligação NANDA-I/Resultado (NOC)/Intervenção de Enfermagem (NIC) no paciente renal crônico em uso de cateter venoso central para hemodiálise estabelecido pelo enfermeiro.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, exploratório, com 57 pacientes em tratamento hemodialítico. Instrumento de coleta de dados contendo informações sociodemográficas, aspectos técnicos do CVC, título diagnóstico NANDA-I, título NOC, título NIC. Dados armazenados no programa Microsoft Word, analisados por estatística descritiva e à luz da literatura científica.

Resultados:

foram estabelecidos pelos enfermeiros as seguintes ligações, a saber: (1) Risco de infecção /Controle de Risco: processo Infeccioso/Cuidados com dispositivo vascular; e (2)Risco de trauma vascular /Acesso para hemodiálise/Manutenção do acesso vascular.

Conclusão:

o enfermeiro identificou duas ligações no paciente em uso de CVC e o fez ancorado em base científica robusta. Sua ação profissional é de suma importância para que possa mitigar os riscos potenciais que o uso do dispositivo traz sobre o paciente nesse tratamento. O emprego desse instrumental metodológico poderá subsidiar a prática assistencial com o paciente renal crônico submetido à hemodiálise.