Saberes da equipe de enfermagem sobre cuidados com cateter venoso central

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as boas práticas de manutenção e curativo de cateter venoso central (CVC) em conformidade com o protocolo institucional.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, exploratório, transversal, realizado com 107 profissionais da equipe de enfermagem nas unidades de internação clínica, terapia intensiva adulto e de transplante. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado. O conhecimento do profissional foi classificado como suficiente quando ≥9 acertos (≥75%) e insuficiente quando ≤8 acertos.

Resultados:

dos participantes, 56%obtiveram abaixo de 75% de acertos, caracterizando conhecimento deficiente. Os profissionais enfermeiros obtiveram maior número de acertos quando comparados aos técnicos de enfermagem.

Conclusão:

o estudo evidenciou o desconhecimento dos profissionais sobre o correto manuseio do CVC. Desenvolver estratégias de educação permanente pode sensibilizar enfermeiros e técnicos de enfermagem e promover a adesão às boas práticas de manutenção e curativo desse dispositivo.