Sintomatologia ansiosa e depressiva em pacientes em tratamento hemodialítico

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar a sintomatologia ansiosa e depressiva em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e sua relação com variáveis sociodemográficas, econômicas e clínicas.

Método:

estudo quantitativo, transversal, prospectivo e correlacional, com 170 pacientes. Para a avaliação das variáveis, foi aplicada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e um questionário sobre dados demográficos e clínicos. Os dados foram submetidos à análise estatística, nos Programas Minitab 17 e Statistica 10, apresentados em tabelas e figura e discutidos à luz da literatura.

Resultados:

a maior parte da amostra (59,4%) apresentou sintomas depressivos que mostraram associação com a raça, a baixa escolaridade, as comorbidades, o sexo masculino e a presença de companheiro. Os sintomas ansiosos ocorreram em 32,9% da amostra, sendo associados a três ou mais complicações, pele negra/parda, sexo feminino, analfabetismo e ausência de companheiro.

Conclusão:

foram identificados elevados níveis de sintomas depressivos e ansiosos nesta população. É inestimável a adoção de intervenções integrais e multidisciplinares, a fim de reduzir o impacto gerado pela condição da hemodiálise.