Avaliação de partos assistidos na água por enfermeiras obstetras

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar os indicadores do parto na água, assistido por enfermeiras obstetras e residentes de enfermagem obstétrica.

Método:

estudo quantitativo, exploratório e descritivo, retrospectivo, de análise documental, realizado em um Centro de Parto Normal, composto por 18 partos assistidos no primeiro ano da implementação de uma banheira com água morna. Os dados foram coletados de um livro de indicadores para parto na água. Para organização dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0, sendo estes agrupados em tabelas e submetidos à análise descritiva e numérica inferencial, bem como à luz da literatura.

Resultados:

de 2400 partos vaginais realizados no CPN, 18 (0,7%)ocorreram na água, em mulheres jovens, com gestação à termo, primíparas (n=12), maioria em fase ativa do trabalho de parto, no momento da internação, sob a assistência de enfermeiras obstétricas e residentes de Enfermagem Obstétrica.

Conclusão:

são muitas lacunas presentes nas evidências científicas acerca da assistência ao parto na água. Assim, mais estudos são necessários para fortalecer essa assistência por se tratar de um direito da mulher decidir onde e como deseja parir.