Definição de termos não constantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para mulheres idosas com vulnerabilidades ao HIV/AIDS

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

definir termos não constantes na CIPE® 2015 para a prática de Enfermagem com mulheres idosas com vulnerabilidades ao HIV/Aids.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, exploratório, documental, desenvolvido em quatro etapas: Atualização do banco de termos junto à CIPE® 2015, com análise de similaridade e abrangência; Classificação de termos não constantes com base no Modelo de Sete Eixos da CIPE®; Elaboração de instrumento de coleta de dados com termos não constantes na CIPE® 2015 e fontes de definição teórica; Elaboração de definições teóricas dos termos.

Resultados:

definiram-se, teoricamente, 55termos não constantes na CIPE® 2015, ficando 31 termos no eixo foco; quatro no eixo julgamento; cinco no eixo ação; dez no eixo meio e cinco no eixo cliente.

Conclusão:

destaca-se a importância da definição desses termos para facilitar um registro compreensível e padronizado da assistência de Enfermagem, permitindo a continuidade do cuidado prestado.
VIH