Prevenção do abuso sexual da criança: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar as evidências científicas disponíveis na literatura para entender a importância e o alcance de programas construtivos de educação escolar na prevenção do abuso sexual infantil com ênfase em programas que englobam crianças, adolescentes, professores e pais.

Método:

literatura integrativa de artigos publicados entre 2010 e 2017, escritos em inglês, português e espanhol. Os bancos de dados de PsychINFO,PubMed/Medline e SciELO foram pesquisados usando os descritores: Ofensas sexuais; Criança; Adolescente; Prevenção primária; Programas; Educação sexual; Escolas.

Resultado:

houve 18 estudos elegíveis; dos quais seis foram desenvolvidos nos EUA, dois no Canadá e dois no Brasil, e oito estudos em oito países diferentes. Estudos selecionados revelaram a importância do envolvimento dos pais e professores na detecção precoce de abuso sexual em crianças e adolescentes, aumento positivo das habilidades de comunicação e aumento da autoestima.

Conclusão:

esta revisão indica que os programas de prevenção podem ser efetivos se estiverem bem planejados e executados adequadamente.