Atividades educativas sobre saúde cardiovascular para idosos em domicílio

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

relatar a experiência sobre o desenvolvimento de atividades educativas referentes à saúde cardiovascular com idosos em seu domicílio.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, realizado com dez idosos convidados no CRAS. Foram realizadas seis visitas ao domicílio de cada idoso.

Os materiais de apoio utilizados foram:

cartazes, folders, músicas e vídeos explicativos, garrafas pet, vassouras e jogos interativos.

Resultados:

na primeira visita foram coletadas informações dos participantes, tendo como objetivo conhecer o ambiente onde o idoso reside.

A realização das demais visitas tiveram como temas:

atividade física, alimentação saudável, dislipidemias, obesidade e sobrepeso, hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Conclusão:

foi possível verificar que as visitas domiciliares aos idosos atuam como estratégia eficaz na educação em saúde da população-alvo, proporcionando estabelecimento de vínculo e relação de confiança com os idosos. Observou-se que as atividades, assim realizadas, favoreceram para uma melhor compreensão e esclarecimento de dúvidas dos participantes e familiares. Espera-se que esta pesquisa propicie estímulo para os profissionais de saúde, sobretudo os enfermeiros, desenvolverem ações de promoção da saúde no âmbito domiciliar, considerando a individualidade de cada idoso e o ambiente no qual está inserido.