Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
analisar o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino sobre a tuberculose. Método:
estudo quantitativo, descritivo, do tipo inquérito, realizado com 70 estudantes do ensino médio da redepública de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento estruturado aplicado antes e após arealização de atividade de educação sobre tuberculose. Os dados foram analisados por meio de estatísticadescritiva e apresentados em números absolutos e relativos em tabelas. Resultados:
os estudantes já ouviramfalar sobre a doença; referiram não conhecer pessoas com tuberculose e tinham a percepção de que a doençaatinge principalmente os pulmões. Após a realização da atividade educativa, observou-se um aumento nopercentual de acertos na questão sobre o agente etiológico, a medicação utilizada no tratamento e aprevenção de tuberculose. Conclusão:
os estudantes já ouviram falar sobre a doença, referiram não conhecerpessoas com tuberculose e tinham a percepção de que a doença atinge principalmente os pulmões. Após arealização da atividade educativa, observou-se um aumento no percentual de acertos na questão sobre oagente etiológico, a medicação utilizada no tratamento e a prevenção de tuberculose.