Modelo Calgary de avaliação familiar aplicado em contexto ribeirinho

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar a dinâmica de uma família ribeirinha.

Método:

estudo qualitativo, tipo descritivo, realizadocom uma família utilizando o Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF). Os dados foram obtidos porentrevista semiestruturada e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

a aplicação desteModelo investigou os principais aspectos de sua estrutura, desenvolvimento e funcionamento identificando osvínculos familiares, redes de apoio social e as funções diárias.

Conclusão:

o núcleo familiar estudadomostrou-se com vínculos fortes e relacionamento positivo, fortes redes de apoio social familiar e comunitário,porém com fragilidade com relação ao serviço de saúde, uma vez que os serviços oferecidos na ilha sãoincipientes e há dificuldade de locomoção da ilha para a busca de atendimento de saúde em outro local. OModelo Calgary é uma ferramenta útil por considerar a família no seu contexto, além de ser um modelopróprio da enfermagem. Este estudo pode contribuir, futuramente, para que outros enfermeiros possampropor à família intervenções para a melhoria da qualidade de vida familiar, colaborando para encontrarsoluções e lidar com as dificuldades do cotidiano.