Práticas de enfermeiros para a prevenção do HIV/AIDS na adolescência: análise representacional

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar as práticas de Enfermagem em contexto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) presentesnas Representações Sociais (RS) de enfermeiros acerca da prevenção do HIV/Aids na adolescência.

Método:

estudo qualitativo, do tipo exploratório, apoiado na Teoria das Representações Sociais. Foram participantes20 enfermeiros de ESF, por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à técnica de Análise deConteúdo do tipo Temático-Categorial.

Resultados:

obtiveram-se três categorias empíricas, abarcandoenfermeiros na ESF e suas funções diante da sexualidade e prevenção do HIV/Aids na adolescência; práticasnas representações dos enfermeiros sobre tais questões e fatores intervenientes no processo de trabalho dosenfermeiros na ESF.

Conclusão:

ações educativas de Enfermagem mostram-se relevantes na ESF quanto àtemática do estudo, porém, há a necessidade de maior investimento no equacionamento de aspectosorganizativos e infraestruturais na ESF, bem como em práticas que produzam marcação simbólica e discursivarelacionadas na articulação com as escolas, na formação de grupos de adolescentes nas unidades e natecnologia da escuta.
VIH