Complicações infecciosas associadas ao cateter venoso central totalmente implantável

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

buscar evidências científicas sobre complicações infecciosas associadas ao uso do cateter venosocentral totalmente implantável em pacientes oncológicos adultos.

Método:

revisão integrativa, na qual seutilizaram critérios de seleção e descritores controlados, por meio da estratégia PICO, para a busca de artigosindexados nas bases de dados Lilacs e Medline, no período de 2012 a 2017.

Foi empregado instrumento decoleta de dados que abrangeu:

tema de pesquisa, objetivo geral, características metodológicas,amostra/população, intervenção, controle, resultados, conclusões e nível de evidência.

Resultados:

incluíram-se 12 artigos, os quais apontam que a infecção relacionada ao cateter, infecção da correntesanguínea e a infecção da bolsa subcutânea foram as mais prevalentes, e os microrganismos Staphylococcusaureus e Candida spp, os mais comuns na etiologia.

Conclusão:

evidenciou-se escassa produção científicaacerca da temática pesquisada, encontrando-se estudos com baixo nível de evidência e ausência depublicações nacionais, o que demonstra a necessidade de aprofundamento da temática no país por meio deestudos com métodos fortes para o levantamento de evidências significativas na utilização dos cateteresvenosos centrais totalmente implantáveis.