Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
refletir sobre a Síndrome de Burnout. Método:
estudo qualitativo, descritivo, tipo análise reflexivanarrativa com base em artigos científicos e livros. Os artigos foram selecionados na Pubmed/Medline, Lilacs eSciElo. Resultados:
a Síndrome de Burnout se manifesta a partir de quatro classes: física, psíquica,comportamental e defensiva, cada uma com suas próprias características. Os fatores mais desencadeantestêm quatro dimensões:
organização, indivíduo, trabalho e fatores sociais. Há três componentes relacionados,porém independentes: Exaustão Emocional, Despersonalização e Redução da Realização Pessoal. Conclusão:
verifica-se alta associação entre Burnout e trabalho assistencial na saúde por profissionais que exercempapéis de alta complexidade/responsabilidade lidando com pacientes dos mais variados problemas de saúde,tanto no âmbito da emergência quanto de setores de alto risco de doenças infecto-contagiosas ou até mesmoem UTI. Refletiu-se também quanto à somatória de plantões noturnos estressantes, contato diário comenfermos, sofrimento, possibilidade da morte que os deixa em condição propícia para o desenvolvimento daSB.