Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
descrever a experiência da realização de um seminário de discussão dos pressupostos teóricos efilosóficos de educação e cultura em saúde, à luz de Paulo Freire. Método:
estudo qualitativo, descritivo, apartir da realização de um seminário acadêmico, em uma disciplina do Curso de Mestrado em Enfermagem,com docentes e discentes. O seminário foi dividido em duas partes. Utilizaram-se recursos audiovisuais,dramatização e leitura de artigo científico. As reflexões pautaram-se nas bases teórico-metodológicas doeducador Paulo Freire, por meio do Círculo de Cultura. Resultados:
o seminário propiciou a ampliação dasdiscussões sobre essas temáticas no meio acadêmico, favorecendo a compressão de que a educação e acultura são aspectos indissociáveis e de fundamental relevância na área da saúde. Conclusão:
o seminário,dinâmico e dialógico, ofereceu subsídios para que formadores e profissionais repensem o modelo de educaçãoaplicado nas instituições de ensino e nos serviços de saúde, com vistas a desenvolver práticas libertadoras,horizontais e que valorizem os aspectos culturais das pessoas.