Rev. enferm. UFPE on line; 11 (12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
relatar a experiência da realização de sessões educativas para mães acerca do cuidado ao lactenteem sala de espera de consultas de puericultura. Método:
estudo qualitativo, descritivo, tipo relato deexperiência, em que ocorreram as sessões educativas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, cujacoleta de dados ocorreu de agosto de 2015 a março de 2017. Resultados:
foram realizadas seis sessõeseducativas verificando o conhecimento pré-existente, implementando estratégias de educação em saúde e,posteriormente, verificando o conhecimento. Destaca-se o tópico posicionamento da criança no momento daamamentação e das características da pega correta. Verificou-se que, das mães, 40% (pré-teste) jáconheciam a temática e, após as explanações, o percentual acresceu para 75% (pós-teste), apresentandosignificância de p<0,016. Outro tópico em destaque foi Vitamina D; o quantitativo de acertos foi de 7,69%(pré-teste) para 76,92% (pós-teste), com valor significante (p<0,04). Conclusão:
as sessões educativasassumiram uma conotação valorosa, tendo em vista que possibilitaram melhorar o conhecimento das mães.