Impactos à sexualidade de homens que convivem com feridas crônicas: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a produção científica nacional e internacional sobre os impactos gerados à sexualidade de homens que convivem com feridas crônicas.

Método:

revisão integrativa, que responde a questão norteadora: Qual o conhecimento científico produzido sobre os impactos gerados à sexualidade de homens que convivem com feridas crônicas? Buscou-se na SciELO, LILACS e MEDLINE/PUBMED, publicações entre 2009 e2015, utilizando os descritores: Sexualidade; Doenças Crônicas e Saúde do Homem, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Selecionou-se nove artigos, os quais foram submetidos a leitura minuciosa e análise crítica por pares, em seguida agrupados e organizados em tabelas, sintetizados e discutidos.

Resultados:

as feridas provocam limitações corporais que influenciam a subjetividade do indivíduo, gerando modificações no cotidiano e estranhamentos capazes de alterar a sexualidade.

Conclusão:

os homens apresentam problemas relacionados à sexualidade após o surgimento de uma ferida crônica, que impactam seu convívio social, familiar, relações de trabalho e relação conjugal.