Rev. enferm. UFPE on line; 11 (2), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
descrever a experiência de aplicação de estratégias de metodologias ativas durante a oficina em saúde de primeiros socorros. Método:
trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O público-alvo foi composto de participantes de cursos da área de saúde. Resultados:
a oficina teve 27participantes, sendo a maioria estudantes de enfermagem (88,9%). A oficina consistiu em estudos com pequenos grupos de situações-problema, dramatização e aula expositiva dialogada; avaliação da vítima e da cena; aula sobre parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com associação de aula prática e simulação. Conclusão:
a oficina foi considerada uma experiência exitosa, demonstrada pelos resultados de cada etapa, satisfação dos participantes e nível de conhecimento adquirido. Há necessidade de valorização do ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas, associando a teoria à prática, para favorecer a construção do conhecimento e a formação profissional crítica, ética e reflexiva.