Rev. enferm. UFPE on line; 11 (3), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
caracterizar a realização do cateterismo venoso periférico por profissionais de enfermagem e avaliar sua adequação com base em um protocolo. Método:
estudo observacional, de abordagem quantitativa, realizado com enfermeiros e técnicos de um hospital terciário, que foram observados durante a inserção e remoção de cateteres periféricos com base em um protocolo de procedimentos padronizados. Resultados:
a amostra foi constituída por 46 profissionais dos quais 73,9% não tinham curso de capacitação específico para o procedimento, 86,3% lavaram as mãos antes do procedimento, todos utilizaram equipamento de proteção e50% afirmaram que o tempo máximo para uso do garrote é 1 minuto. Dezenove profissionais utilizaram álcool a 70% para a higienização do local de inserção do cateter. A média de tempo despendido no procedimento foi 17 minutos. Conclusão:
a equipe de enfermagem utilizou medidas de proteção durante os procedimentos, porém há pontos que denotam a necessidade de atualização dos profissionais.