Dimensão científica do cuidado de enfermagem e sua articulação com o espaço metodológico quadripolar

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

refletir sobre a dimensão científica do cuidado de Enfermagem e sua articulação com o espaço metodológico quadripolar da prática científica: epistemológico, teórico, morfológico e técnico.

Método:

reflexão teórica originada em disciplina do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, estruturada em quatro etapas: estudo do referencial teórico; elaboração analítica mediante busca na literatura; movimento dialético para emergir a práxis analítica; e formulação de material escrito.

Resultados:

no polo epistemológico, reconhece-se a influência das Ciências Naturais e Sociais; o teórico é representado pelas teorias de Enfermagem, que compreendem as vicissitudes do cuidar; o morfológico é representado pela constituição e aplicação de um sistema taxonômico; no polo técnico, é reconhecido o processo de Enfermagem como instrumento para sistematizar a assistência de Enfermagem.

Conclusão:

a Enfermagem sustenta sua cientificidade nos polos epistemológico, teórico, morfológico e técnico, produzindo corpo próprio para fortalecimento da profissão.