Prevenção de acidentes em uma creche: experiência com pais, professores e pré-escolares

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.4), 2017
Publication year: 2017

Objetivos:

promover atividades educativas para a prevenção de acidentes com pré-escolares, bem comoverificar com pais e professores o conhecimento acerca da prevenção de acidentes.

Método:

estudodescritivo, de abordagem qualitativa, realizado em uma creche pública. Foram realizadas atividadeseducativas com as crianças e entrevista com os pais e educadores. Para a análise, usou-se o Método deInterpretação dos sentidos.

Resultados:

as crianças mostraram maior conhecimento com relação àsqueimaduras e pouco relacionado ao trânsito. A maioria das famílias é de baixa renda e baixo grau deinstrução. Os pais e professores reconheceram a importância do trabalho realizado na creche, mas possuemlacunas no conhecimento.

Conclusão:

sobre os pais, foi verificada a falta de familiaridade com a creche ecom questões relacionadas à aprendizagem de seus filhos. Quanto aos professores, eles precisam de incentivopara que possam buscar conhecimentos nessa área de estudo e o enfermeiro pode contribuir nesse processomediante concretização das políticas de saúde.