O sentido do cuidado de enfermagem durante internação psiquiátrica

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar o sentido atribuído aos principais cuidados de enfermagem, prestados durante internação psiquiátrica, segundo opinião de pacientes e profissionais da enfermagem.

Método:

estudo decampo, exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 27 pacientes, seis enfermeiros e dez técnicos de enfermagem, a partir de técnica projetiva com 13 fotos de cuidados de enfermagem. Os dados foram analisados pela Técnica de Análise de conteúdo na modalidade Análise temática.

Resultados:

a escuta/presença são sinais de acolhimento e apoio, contudo nem sempre os profissionais estão disponíveis para escutar os pacientes. Os pacientes acreditam que o suporte espiritual favoreça sua recuperação e os profissionais proíbem manifestações religiosas. A contenção mecânica é considerada agressiva e não terapêutica. Passagem de plantão, anotações e reuniões direcionam as atividades da enfermagem e a comunicação entre a equipe multidisciplinar.

Conclusão:

os profissionais e os pacientes reconhecem a importância dos cuidados de enfermagem com destaque para aqueles que priorizam a humanização da assistência.