Reabilitação de pessoas com estomia intestinal: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a produção científica nacional e internacional sobre a reabilitação do estomizado intestinal e as implicações para a assistência.

Método:

revisão integrativa com a pergunta: quais os aspectos explorados pela produção científica nacional e internacional sobre a reabilitação do estomizado intestinal? A busca foi realizada com os descritores reabilitação, estomia, autocuidado e assistência de enfermagem, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e Pubmed.

Resultados:

amostra de 14 artigos, 10 com nível de evidência VI, além de quatro artigos com evidência IV, III, II e VII, respectivamente. A reabilitação deve ser iniciada no hospital com assistência especializada multidisciplinar ao estomizado e sua família, ensino do autocuidado com a estomia e equipamento coletor, bem como estratégias para o retorno laboral; não houve explicitação conceitual sobre reabilitação.

Conclusão:

há necessidade de estudos com delineamentos para estabelecer evidências fortes e um referencial teórico de reabilitação para essa clientela.