A percepção da consulta de enfermagem por idosos e seus cuidadores

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

conhecer a percepção dos idosos com Alzheimer e seus cuidadores consultados no programa de extensão Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e seu cuidador a respeito da consulta de enfermagem.

Método:

estudo descritivo, de campo, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro idosos e oito cuidadores na Atenção à Saúde do Idoso e Seu Cuidador. As entrevistas foram gravadas em aparelho de MP3, transcritas e codificadas com a letra “i” de Idoso e “C” de Cuidador. A partir das falas, construíram-se categorias com a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial.

Resultados:

foram construídas categorias e analisadas com base na teoria do autocuidado de Dorothea Orem. Os resultados indicaram a aceitação e satisfação dos participantes perante a consulta de enfermagem realizada no cenário escolhido para estudo.

Conclusão:

para os idosos e os cuidadores, a consulta de enfermagem é percebida como meio de orientação, o qual proporciona esclarecimento, novos conhecimentos e apresenta resolução diante dos problemas identificados.