Habilidades e dificuldades técnico-científicas dos acadêmicos de enfermagem durante a monitoria de semiotécnica

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

descrever as habilidades e dificuldades técnico-científicas dos acadêmicos de Enfermagem durante a monitoria de Semiotécnica.

Método:

estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 29 alunos do Curso de Enfermagem. A monitoria foi realizada no laboratório de Enfermagem. Foram elaborados dois instrumentos para a coleta de dados, em seguida, analisados pela estatística descritiva e apresentados em tabelas de distribuição de frequência absoluta e relativa.

Resultados:

as habilidades que prevaleceram na maioria das técnicas foram a psicomotora e o apoderamento do conhecimento técnico-científico, ambos com 44,8%. A dificuldade que predominou foi o desrespeito ao princípio de assepsia (75,9%). No desempenho inicial, todos os alunos obtiveram a classificação insatisfatória e, no desempenho final, 15 (51,72%) obtiveram classificação satisfatória.

Conclusão:

a monitoria oportunizou ao aluno o aperfeiçoamento das técnicas, habilidades para o exercício profissional, aprendizagem interativa, reflexão baseada na problematização e reconstrução do saber.