Características sociodemográficas, clínicas e subjetivas de clientes com doença renal crônica atendidos na consulta de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

descrever as características sociodemográficas, clínicas e subjetivas de clientes com doença renal crônica em tratamento conservador.

Método:

estudo quantiqualitativo, com 35 clientes atendidos por meio da consulta de enfermagem no ambulatório de Nefrologia de um hospital universitário. O instrumento para coleta de dados consiste em um roteiro.

Resultados:

a maioria dos participantes era do sexo feminino, com baixa escolaridade e remuneração, sendo hipertensão e diabetes as principais comorbidades, com associação de doença coronariana. Após análise compreensiva, duas categorias emergiram: > e >.

Conclusão:

o enfermeiro deve viabilizar e se responsabilizar por intervenções que busquem entender a complexidade do ser, respeitando cada característica pessoal e se prontificando em associar cada informação para uma melhor transmissão dos aspectos do tratamento, aprofundando, assim, subsídios essenciais para o cuidado de enfermagem em nefrologia fundamentada para a saúde.