Estratégias de enfermagem na prevenção de úlceras por pressão na terapia intensiva: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

investigar as evidências científicas sobre as principais estratégias de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão utilizadas em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva.

Método:

revisão integrativa, com vistas a responder à questão: Quais estratégias têm sido usadas pela equipe de enfermagem para prevenir Úlceras por Pressão (UP) em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva? Para a seleção dos artigos, utilizaram-se três bases de dados, CINAHL, PUBMED/MEDLINE e CINAHL. Não houve limitação quanto ao ano de publicação. A amostra constituiu-se de 13 artigos.

Resultados:

seis categorias foram identificadas: Superfícies de apoio; Programas e/ou protocolos para prevenção de UP; Uso preventivo de coberturas biológicas; Mudança de decúbito; Controle dos fatores de risco; e Monitorização computadorizada da pressão pele/superfície de apoio.

Conclusão:

a condução da revisão integrativa reforçou a importância de implementar medidas preventivas embasadas cientificamente na assistência de enfermagem ao paciente crítico.