A prática pedagógica do enfermeiro da emergência da policlínica regional da engenhoca: barreiras, conquistas e desafios

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a prática pedagógica dos enfermeiros na formação dos futuros profissionais de Enfermagem no Sistema Único de Saúde.

Método:

estudo exploratório, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-metodológico foi o da Análise Institucional, em sua modalidade socioclínica institucional. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, CAAE 45480715.8.0000.5243.

Resultados esperados:

revelam as dificuldades sentidas pelos enfermeiros, no papel de educadores, decorrentes das inseguranças quanto ao conhecimento adquirido durante a formação. Destacam, como desafios a serem superados, a necessidade de maior engajamento com os estudos, com a profissão e um maior entrosamento entre as universidades e serviços.

Conclusão:

evidenciou diferentes aspectos relacionados às dificuldades do enfermeiro dos serviços em atuar como educador. A produção de conhecimento em grupo reforçou a adoção de uma postura mais instituinte com relação à prática educativa no serviço, culminando na elaboração de um produto para o empoderamento dos enfermeiros quanto ao seu papel na formação dos futuros profissionais de Enfermagem.