Anjos da enfermagem: o lúdico como instrumento de cidadania e humanização na saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (6), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar a percepção dos acompanhantes e/ou responsáveis quanto à importância dos Anjos daEnfermagem no tratamento para crianças/adolescentes com câncer.

Método:

estudo descritivo, exploratório,com abordagem quantitativa. Dados coletados a partir de entrevista com 38 acompanhantes e/ouresponsáveis no setor de oncologia de um hospital universitário. A análise e processamento dos dados foramprocessados em computador no programa Microsoft Office Excel e Word 2010, apresentado em e tabelas eanalisados com estatística descritiva.

Resultados:

quando ao sentimento dos entrevistados após a visita dosAnjos da Enfermagem, (44,73%) disseram sentisse feliz. Todos os acompanhantes (100%) foram unânimes aodizer que as atividades lúdicas desenvolvidas pelo grupo de voluntários agem de forma positiva no tratamentodos pacientes.

Conclusão:

ao final do estudo, os acompanhantes demonstraram perceber os impactospositivos que as atividades lúdicas desenvolvidas pelos Anjos da Enfermagem trazem para o tratamento docâncer pediátrico, o qual muda completamente a dinâmica familiar e hospitalar.