Rev. enferm. UFPE on line; 11 (7), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
analisar desafios e potencialidades para a implantação do manejo integrado da tuberculose (TB) e Diabetes Mellitus (DM), como política pública, na perspectiva de gestores da saúde. Método:
estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido em 2015 com gestores das coordenações de TB, a partir de entrevista semiestruturada, e analisado pela Técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática. Resultados:
existem falhas na terapêutica, desarticulação entre as esferas e níveis de atenção à saúde, falta de priorização do manejo, negligência e dificuldades em capacitar as equipes. Como potencialidades, apontaram-se a criação de protocolos clínicos locais, a educação permanente e reestruturação do modelo de saúde baseado nas Redes de Atenção. Conclusão:
o manejo integrado da TB e DM, apesar das recomendações de organizações internacionais de saúde, constitui-se um desafio, mas sua implantação é possível e urgente, contribuindo para o controle destes agravos e busca da integralidade em saúde.