Conhecimentos, atitudes e práticas sobre HIV/AIDS de mulheres que fazem sexo com mulheres

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (7), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar o conhecimento, atitudes e práticas relacionadas à prevenção e transmissão do HIV/AIDS em mulheres que fazem sexo com mulheres.

Método:

estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvido por meio de um inquérito avaliativo, com 91 mulheres, por meio da técnica snow ball. As análises estatísticas foram obtidas pelo SPSS 20.0.

Resultados:

prevaleceu mulheres jovens, com ensino médio completo, renda mensal elevada e católicas. Viveram com companheira e não vivem mais e mantêm relação sexual somente com mulher. As participantes demonstraram conhecimento regular; atitude positiva e prática inadequada no que concerne ao HIV/AIDS. Estatisticamente, variáveis sociodemográficas foram correlacionadas com conhecimento, atitudes e práticas.

Conclusão:

apesar de a maioria das mulheres apresentar conhecimento regular e atitudes positivas em relação à transmissão e prevenção do HIV/AIDS, os achados indicam práticas inadequadas. Assim, apesar de presente, o conhecimento não tem provocado uma mudança prática significativa, demonstrando incoerência cognitiva.
VIH