Rev. enferm. UFPE on line; 11 (9), 2017
Publication year: 2017
Objetivos:
identificar o estado nutricional dos usuários submetidos à hemodiálise e verificar a associação doestado nutricional com variáveis sociodemográficas. Método:
estudo quantitativo, descritivo, transversal, com80 doentes renais de um setor de hemodiálise. Foi utilizada a Avaliação Nutricional Subjetiva Global e o questionário sociodemográfico. A análise dos dados foi realizada com o auxílio de estatística descritiva, por meio da distribuição de suas frequências. Em seguida, foi realizada análise bivariada entre a variável desfecho desnutrição moderada e grave e, nutrida com cada variável independente, adotou-se nível descritivo inferior a 0,05. Resultados:
dos usuários avaliados, 70% foram caracterizados como nutridos, 30% como moderadamente desnutridos ou com suspeita de desnutrição. Conclusão:
a prevalência de desnutrição encontrada foi importante entre os indivíduos submetidos à hemodiálise e a Avaliação Nutricional Subjetiva Global é uma ferramenta eficaz para a classificação desse usuário.