Correlação de dados clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos com lesões obstrutivas coronarianas na síndrome coronariana aguda

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.1), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar os indicadores clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos significativamente associados com lesão obstrutiva coronariana.

Método:

estudo transversal e correlacional de abordagem quantitativa, constituída por 160 prontuários de pacientes adultos com dor torácica secundário a síndrome coronariana. Indicadores clínicos, laboratoriais e eletrocardiográficos da admissão foram analisados e comparados com o resultado da angiografia coronária.

A amostra foi dividida em dois grupos:

Anatomia Coronariana de Alto risco e Anatomia Coronariana de Baixo risco. Diferenças entre os grupos foram avaliadas por meio de testes paramétricos e não paramétricos.

Resultados:

diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, dispneia, alterações isquêmicas no ECG e elevação dos biomarcadores associaram-se significativamente com lesões coronarianas obstrutivas em pacientes com dor precordial em aperto.

Conclusão:

os indicadores deste estudo foram fortemente associados com lesões coronarianas obstrutivas e esses dados podem ajudar os enfermeiros na triagem de pacientes com dor torácica.