Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.1), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
avaliar o perfil sociodemográfico e nutricional na diferença entre homens e mulheres idosos no programa Universidade Aberta para a Maturidade. Método:
estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com 67 idosos selecionados por amostragem não probabilística intencional, ingressantes em 2013-2014, por meio de um formulário estruturado. Resultados:
verificou-se predominância de mulheres entre 60 a 65 anos; homens casados e mulheres viúvas; escolaridade - ensino fundamental em ambos. Dentre as variáveis antropométricas, os valores de IMC e CC apresentam-se acima das normalidades nos homens; nas variáveis bioquímicas, o aumento da glicemia está mais presente nos homens, já o colesterol e o triglicérides encontra-se com valores alterados nas mulheres. Conclusão:
conhecer as características sociodemográficas, concomitante às informações antropométricas e bioquímicas, permite trabalhar o envelhecimento no sentido de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis e acrescentar qualidade de vida ao idoso.