A hospitalização infantil: vivência de crianças a partir de representações gráficas

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.1), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a vivência da criança sobre o processo de hospitalização e as alterações no comportamento do ser infantil frente à sua hospitalização.

Método:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado na Clínica Pediátrica de um hospital público, com a participação de seis crianças entre sete a 12 anos, hospitalizadas, pelo menos, há três dias. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e Desenho-Estória“Inquérito”. A análise foi realizada a partir da reprodução digital dos desenhos e transcrição da estória e informações durante o inquérito, que possibilitou a identificação de seguintes categorias.

Resultados:

emergiram as categorias >;>; >. Evidenciou-se que as crianças associam os cuidados hospitalares aos procedimentos técnicos, mesmo compreendendo que são necessários para recuperação da saúde; repercussões negativas são desencadeadas pelas restrições, isolamento e a rotina hospitalar.

Conclusão:

surge a necessidade de as crianças serem esclarecidas sobre a realização dos procedimentos, serem preparadas para conviver nesse ambiente e ter participação ativa junto à família durante a hospitalização.