Análise da mortalidade por acidentes de trabalho no Brasil: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.1), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil.

Método:

revisمo integrativa realizada nas seguintes Bases de Dados: LILACS, Medline e BDENF, no perيodo de setembro a novembro de2014. Para a busca, utilizou-se a estratégia PIO, onde o P- (paciente/problema), I-(intervençمo), O-(resultado/desfecho).

Treze referências foram organizadas de acordo com:

tيtulo, tipo de estudo, ano de publicaçمo, autores, revista onde foram publicados, o Nيvel de Evidência (NE) e os principais resultados da pesquisa para responderem à revisمo integrativa.

Resultados:

os acidentes de trabalhos predominantes no paيs sمo os de trajeto e os setores mais atingidos, a construçمo civil e o transporte. A discrepância dos acidentes de trabalho da regiمo Sudeste existe, pois, além de ser a regiمo mais economicamente ativa do Brasil e mais populosa, é também a mais fiscalizada devido à facilidade de acesso, nمo havendo tantos trabalhos informais, sendo os acidentes de trabalho mais notificados quando comparados com as outras regiُes. Conclusمo: os nْmeros de acidentes de trabalho no Brasil sمo subestimados, sendo necessلrio o aperfeiçoamento do SINAN e o treinamento dos profissionais que realizam a notificaçمo.