Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.10), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
caracterizar o atendimento a pacientes que apresentaram Parada Cardiopulmonar (PCR), atendidos por um serviço público pré-hospitalar. Método:
estudo quantitativo, retrospectivo, documental, transversal. Foram consultados 7.250 prontuários de pacientes atendidos por um serviço público de atendimento pré-hospitalar móvel. Os dados foram analisados a partir da planilha Microsoft Office Excel e, posteriormente, submetidos à análise estatística com auxílio do programa SPSS for Windows, versão 17. Resultados:
a amostra foi composta por 361 prontuários de pacientes atendidos pelo serviço. A unidade de atendimento mais utilizada foi o Suporte Avançado, com 276 atendimentos, o tempo de PCR foi 41,05 ± 56,38 minutos e o tempo médio de Reanimação Cardiopulmonar foi de 26,83 ± 13,81 minutos. Conclusão:
evidenciou-se a importância de prestar atendimento eficaz que requer conhecimento, responsabilidade, atitudes rápidas e prioritárias assim como o conhecimento da população sobre a importância de realizar as manobras de reanimação.