Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.10), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
investigar como ocorrem os cuidados de Enfermagem diante da condição de risco relacionada ao período gestacional no contexto de situação de vulnerabilidade social de rua. Método:
estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado nas ruas da cidade de Maceió (AL), Brasil, onde são desenvolvidas atividades pelas equipes de Consultório na Rua (CnaR), vinculado à Atenção Básica de Saúde. Resultados:
obtiveram-se nove gestantes (n=9) em situação de vulnerabilidade, atendidas pelas equipes de CnaR, por meio de modelo de instrumento empregado para o levantamento de dados, considerando a atenção pré-natal. A apresentação dos dados caracteriza-se em unidades temáticas que traduzem identificações das orientações para a sua condição de risco durante o período gestacional. Conclusão:
o acolhimento e a atenção baseada em redução de danos, para a implementação de estratégias na assistência da consulta de pré-natal, apresentam bons prognósticos no contexto vivenciado. Assim, é possível manter o vínculo de confiança entre gestantes em vulnerabilidade social de rua e equipe de Enfermagem na realização de um trabalho ético e na tentativa de minimizar os riscos irreversíveis para a saúde da mãe e da gestação em vida.