Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.10), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
compreender o significado da droga entre universitárias. Método:
estudo qualitativo, respaldado na abordagem teórico-metodológica Etnografia fundamentada na Antropologia Interpretativa de Geertz. Fizeram parte deste estudo 19 universitárias de uma instituição pública de ensino. Resultados:
da interpretação dos dados, emergiram os seguintes temas >, >. O álcool, o tabaco e os inalantes foram citados como não sendo drogas. Fizeram a distinção entre droga forte e droga fraca até então não evidenciados em outros estudos. Conclusão:
embora, para o senso comum, o ingresso no ensino superior esteja relacionado ao crescimento profissional, existe um outro lado que as instituições de ensino não podem negligenciar. Compete à universidade a educação não apenas para a autonomia profissional, mas também para o respeito pelas escolhas e o acolhimento, a escuta e os encaminhamentos.