Simulação clínica: desenvolvimento de competência relacional e habilidade prática em fundamentos de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.10), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

descrever como a simulação clínica contribui para o desenvolvimento da competência relacional e habilidades práticas de graduandos de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo, documental, alicerçado na pedagogia crítica, desenvolvido com 32 alunos de graduação em Enfermagem matriculados na disciplina Fundamentos para o Cuidado Profissional de uma universidade do Sul do Brasil. Os dados foram coletados nos portfólios dos participantes sendo empregada a Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial.

Resultados:

a simulação clínica contribuiu para aprimorar a competência relacional e a habilidade prática. A competência relacional foi desenvolvida mediante constatação da relevância do trabalho em equipe e as relações estabelecidas. O desenvolvimento da habilidade prática foi relatado a partir da destreza para realização dos procedimentos de enfermagem.

Conclusão:

a simulação é uma estratégia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem da Enfermagem, elencada neste estudo a partir do desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe e do aperfeiçoamento das habilidades práticas.