A relação saúde mental e trabalho: estudo em um ambulatório integrado de saúde mental

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.10), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar como o trabalho influencia no surgimento dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, no tratamento e na recuperação de pacientes.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, desenvolvido no Ambulatório Integrado de Saúde Mental de um Hospital Psiquiátrico, com pacientes de ambos os sexos, de 21 a 78 anos de idade. Após a leitura e análise das informações foi possível caracterizar as falas em três categorias semânticas, agrupando-as com base na semelhança de seus contextos, expressando deforma significativa e objetiva as ideias dos entrevistados acerca do assunto em questão.

Resultados:

foram construídas três categorias caracterizadas pelas semelhanças de seus contextos: O trabalho como meio propulsor para o adoecimento; O trabalho como recurso terapêutico; O trabalho como pressuposto social, importante e necessário. A análise permitiu identificar que, conforme o ambiente e a forma como é realizado, o trabalho pode gerar prazer, satisfação, sofrimento psíquico ou até transtorno mental.

Conclusão:

o trabalho ao tempo em que pode gerar danos a nível psíquico pode também constituir-se em gerador de experiências positivas e reabilitadoras, no sentido em que potencializa e dignifica o homem.