Avaliação da qualidade e segurança da assistência de enfermagem à criança hospitalizada: percepção do acompanhante

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

conhecer a opinião do acompanhante da criança hospitalizada quanto à qualidade e segurança da assistência de Enfermagem.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado com 40 acompanhantes de crianças internadas. Os dados foram obtidos por entrevistas, utilizando um instrumento semiestruturado, analisados de forma descritiva e os dados objetivos foram analisados estatisticamente pelo software SPSS19.0, sendo apresentados em figura e tabelas.

Resultados:

os acompanhantes relataram características necessárias para uma assistência de Enfermagem de qualidade e segura, sendo 92% relacionadas a atributos pessoais do profissional; 6,4%, ao cuidado de enfermagem e 1,6%, a recursos materiais e humanos. A avaliação dos cuidados de Enfermagem apontou uma assistência pobre no concernente à identificação do paciente, higiene de mãos, administração de medicamentos, prevenção de quedas e de lesão de pele.

Conclusão:

os acompanhantes apontaram características individuais e inter-relacionais como prioritárias para uma assistência de qualidade e segura.