Percepções de enfermeiros acerca da integralidade da atenção à saúde feminina

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a produção científica brasileira acerca da adesão aos princípios da integralidade da atenção na consulta de Enfermagem à saúde da mulher.

Método:

revisão integrativa, de 2004 a 2014, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

Os critérios de inclusão foram:

trabalhos publicados no formato de artigos científicos relacionados a percepções de enfermeiros atuantes em Unidades Básicas de Saúde, no período de1984 a 2015, que abordassem o propósito do estudo. Após a análise temática, a amostra foi dividida em quatro categorias temáticas: atendimento integral às demandas de saúde; ser integral; as ações da intersetorialidade e integração de serviços, compondo, ao final, 19 artigos, que foram analisados a partir dos três grandes conjuntos de sentidos do princípio de integralidade (assistenciais, programáticos e políticos).

Resultados:

os estudos abordam a integralidade da atenção à saúde por meio das tecnologias leves. Destaca-se que foram mencionadas muitas fragilidades na formação e qualificação profissional e na organização de trabalho para a efetividade da integralidade da atenção.

Conclusão:

percebem-se os esforços relatados pelos profissionais para que a qualidade da assistência se efetue, no entanto, essa ainda é preciso ser melhor aplicada na prática profissional.