Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
descrever as experiências vivenciadas pelos pacientes após as cirurgias de revascularizaçãomiocárdica a partir do relato de suas histórias de vida. Método:
estudo qualitativo, descritivo, exploratório,com dados coletados a partir de entrevista individual semiestruturada e avaliados pela técnica de Análise deConteúdo, na modalidade Análise Temática. Resultados:
abordaram-se nove pacientes dos quais seconsideraram as cinco histórias mais densas: três do sexo feminino e dois do sexo masculino que narraram assuas inseguranças, medos e ansiedades. As narrativas foram sintetizadas em três categorias temáticas, asaber: I) sentimentos após a notícia de alta hospitalar; II) mudanças que ocorreram na vida após as cirurgiasde revascularização miocárdica e a III) perspectiva de vida após as cirurgias de revascularização miocárdica.Conclusão:
a experiência de vivenciar uma cirurgia de revascularização miocárdica traz mudançassignificativas para a vida dos pacientes que vão desde transformações físicas até biopsicossociais, sendo,muitas vezes, traumáticas e inesquecíveis.