Condutas das enfermeiras sobre o Zika Vírus na consulta pré-natal

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar o conhecimento das enfermeiras para o atendimento das gestantes em unidades deEstratégia de Saúde da Família referente à prevenção da infecção por Zika vírus.

Método:

estudo qualitativo,dedutivo, descritivo, exploratório, com 13 enfermeiras. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevistasemiestruturada e os dados, analisados pela técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

identificou-seconhecimento insuficiente para o atendimento e necessidades de ações educativas e assistenciais à gestantepara a prevenção da infecção por Zika vírus.

Conclusão:

evidenciou-se que as enfermeiras necessitam de ummelhor preparo para atender a gestante diante de possíveis infecções relacionadas ao Zika vírus, verificando,assim, a necessidade de capacitação para a melhoria das suas ações educativas e assistenciais na prevenção etratamento da infecção por Zika vírus. Este estudo contribui para identificar as necessidades das enfermeirasquanto ao atendimento à gestante em relação ao Zika vírus para uma melhoria do atendimento prestado aessa população.