O outro lado da terapia intensiva – percepções no pós alta

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

desvelar os aspectos positivos da internação em UTI eleitos pelos indivíduos que vivenciam talexperiência em estado de consciência preservado.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório,realizado em um hospital público com 11 sujeitos multiprofissionais da instituição. A coleta envolveu astécnicas do desenho-texto-tema e entrevista semiestruturada e os dados foram analisados mediante o modelointerativo de conteúdo.

Resultados:

envolveram três grandes eixos: elementos essenciais ao ato de acolher;estratégias viabilizadoras do acolhimento interdisciplinar e entraves desafiadores para a efetivação doacolhimento interdisciplinar.

Conclusão:

o estudo alcançou o objetivo ao desvelar que o processo deinternação em UTI gera uma mudança na visão sobre o ambiente, desmitificando os temores ao ressignificarsuas percepções numa perspectiva, agora, de vida e cuidado. Essa possibilidade incide na responsabilidadedos profissionais intensivistas em contribuir com cuidados humanizados para evidenciar os aspectos positivosda UTI.