Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
investigar ações para a redução de incertezas vivenciadas por pais de recém-nascidos internadosem Unidades de Terapia Intensiva. Método:
revisão integrativa, com busca de produção científica entre 2012e 2016, nas bases de dados Medline, Journal Storage e no Portal de Periódicos da Capes, com os descritorescontrolados em inglês e português. Também, foram acrescentados quatro artigos a partir da busca manual noGoogle Achademics. A análise de conteúdo foi realizada de forma categorial e temática, a partir daidentificação dos núcleos de sentido dos dez artigos selecionados. Resultados:
identificaram-se trêscategorias: contribuintes da incerteza; intervenções da equipe de saúde que auxiliaram na redução daincerteza; estratégias de enfrentamento adotadas pelos pais. Conclusão:
a literatura evidenciou que aincerteza é um sentimento vivenciado por todos os pais, sendo influenciada, principalmente, pela capacidadecognitiva dos pais, familiaridade com o fato, congruência dos fatos e a estrutura de apoio social. Ações queauxiliam na redução das incertezas dos pais tornam-se imprescindíveis, pois a inadaptação a essa novacondição pode agravar a saúde dos pais e, consequentemente, do infante.