Quando ir para a maternidade? Educação em saúde sobre o trabalho de parto

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

relatar a experiência acadêmica em promover educação em saúde sobre sinais de alerta e detrabalho de parto para gestantes.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, em queforam capacitados 15 acadêmicos para compor o grupo, no qual foram discutidos: sinais de alerta, falso everdadeiro trabalho de parto e estratégias didáticas para a abordagem de gestantes, respaldados em artigos ediretrizes. Três acadêmicas entrevistaram 100 gestantes com instrumento próprio contendo dez questões.Após a capacitação e a coleta, o grupo elaborou um material educativo que foi avaliado e, após ajustes,foram confeccionados folders.

Resultados:

apenas 21% das gestantes receberam orientações sobre o tema.Após responder ao questionário, todas as mulheres receberam orientações (n=100) e 196 foram orientadascoletivamente por meio das estratégias sala de espera e distribuição de folder.

Conclusão:

verificou-se anecessidade de Educação em Saúde para as gestantes; indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão enecessidade da produção de conhecimentos voltados para a comunidade sobre o tema.