Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.2), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
identificar o perfil de pacientes estomizados com diagnósticos de neoplasias cadastrados em uma associação. Método:
estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por consulta aos documentos impressos denominados de fichas cadastrais. As variáveis estudadas:
sexo, faixa etária, cor, estado civil, renda, escolaridade, diagnóstico de câncer para a realização da estomia, tipo de estoma e duração da estomia. Para o banco de dados e análise, utilizou-se tratamento estatístico, a partir do programa de informática Microsoft Office Excel 2010®, com estatística descritiva. Resultados:
havia 697estomizados cadastrados na associação e 456 tiveram diagnóstico de câncer para a confecção da estomia. Desses, 59,9% são do sexo feminino; 65,6% são maiores de 59 anos; 45,2% de pacientes são pardos; 55,9% são casados; 38,4% possuíam ensino fundamental incompleto; 62,5% tinham renda de até um salário mínimo;61,7% estavam com diagnóstico de câncer de reto e 57,0% possuem estomia definitiva. Conclusão:
o perfil dessa clientela facilitará a prática clínica, as ações, o planejamento e a implementação de uma Política Nacional de Atenção, bem como a construção da caracterização epidemiológica desse grupo.