Indicadores de qualidade de processamento de produtos para a saúde em autoclaves a vapor

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar os indicadores de qualidade do processamento de produtos para a saúde em vapor saturado sob pressão, em Centros de Material e Esterilização.

Método:

estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado em seis hospitais públicos de médio e de grande porte com a equipe de enfermagem. A análise dedados foi realizada utilizando o programa Statistic Package for the Social Sciences for Windows, versão 18.0.Os dados foram analisados de forma descritiva, utilizando a medida de frequência simples.

Resultados:

a maioria (83,3%) realizava a revisão anual das normas e das rotinas operacionais de cada etapa do processamento de produtos para a saúde; possuía as dimensões físicas adequadas para as áreas de limpeza, preparo, guarda e barreira física entre as áreas.

Conclusão:

os achados tornam evidente a necessidade de investir em fatores intervenientes à qualificação do processamento para a saúde pelo vapor saturado sob pressão e também de sensibilizar os trabalhadores para a importância de cada etapa do processamento de artigos.