Perfil de pacientes acompanhados pela comissão interdisciplinar de tratamento de feridas

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar o perfil de pacientes acompanhados pela Comissão Interdisciplinar de Tratamento de Feridas (CITRAFE).

Método:

estudo exploratório, descritivo, tipo documental, de abordagem quantitativa, realizado em 84 prontuários. Em seguida, analisou-se como prosseguiu a adesão de meios terapêuticos utilizados pela CITRAFE para evolução das feridas e reabilitação dos pacientes através de formulário estruturado. A tabulação dos dados foi realizada no Excel 2010 e os resultados apresentados em tabelas.

Resultados:

as pessoas mais acometidas por lesões traumáticas eram do sexo masculino entre 20 e 40 anos. As lesões se caracterizaram com exposição de músculo, osso ou tendões, além de necrose, fibrina e sinais de infecção. A gaze com biguanida e a espuma com prata foram os produtos mais utilizados. Ao final do tratamento, 61,9% dos pacientes realizaram enxerto, 11,9% tiveram a cicatrização da lesão e 4,8% realizaram retalho de pele.

Conclusão:

identificou-se que o perfil dos pacientes acompanhados pela CITRAFE é predominantemente do sexo masculino, em idade reprodutiva, internados nas unidades de traumatologia. Os membros inferiores são os mais afetados, na maior parte com lesões extensas, necessitando de cuidados especializados.