Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.2), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
conhecer a experiência vivenciada por pessoas que induziram o transplantado renal a retornar ao tratamento dialítico por hemodiálise. Método:
estudo descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando como suporte teórico metodológico a fenomenologia existencial de Martin Heidegger, tendo como cenários de estudo os serviços de Nefrologia dos seguintes hospitais de Alagoas: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes; Hospital Sanatório; Hospital do Açúcar; Hospital Chama; Hospital Santa Rita; Hospital Vida; Hospital Arthur Ramos e Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, e como participantes pós-transplantado renal mal-sucedido que retornou ao tratamento hemodialítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas e analisados obedecendo a abordagem fenomenológica. Resultados esperados:
discutir a adequação dos cuidados oferecidos aos transplantados renais, e assim, proporcionar subsídios para uma assistência de enfermagem e da equipe de saúde, mais direcionada e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade de vida destas pessoas.